Primeiro dia útil com Minas Consciente em GV começa em meio a dúvidas e sem informações por parte da Prefeitura Municipal

EM DIREITA 03/08/2020 Relatar Quero comentar

Esta segunda-feira (3), além de ser a primeira do mês de agosto, também é o primeiro dia útil depois da adesão de Governador Valadares ao Minas Consciente — programa do governo estadual que determina restrições ao comércio e aos serviços, dependendo do grau de controle que o município alcança em relação à Covid-19.

A semana pós adesão ao programa começou com filas em agências bancárias e casas lotéricas, e parte do comércio com as portas fechadas. Sem saber o que abriria ou não, muita gente foi até o centro da cidade sem ter certeza do que iria encontrar.

De acordo com o mapa atual do Minas Consciente, a Macrorregião de Saúde Leste, da qual Governador Valadares faz parte, está na onda verde do programa. Com isso, apenas  devem funcionar, dentro dos .

Entretanto Valadares ainda não aparece na , o que gerou dúvidas em empresários, comerciantes e na população.

Até a última sexta-feira (31), as determinações em Valadares eram feitas por decreto municipal. Com a mudança para o âmbito estadual, vieram uma série de dúvidas e pouco esclarecimento sobre os novos protocolos. Além disso, na última semana ocorreu o lançamento do Novo Minas Consciente pelo governo estadual, que deverá ser válido a partir do dia 6 de agosto, o que aumentou ainda mais a confusão de informações.

Novo Minas Consciente

A partir da próxima quinta-feira (6), serão válidas as regras do Novo Minas Consciente. A reformulação do programa traz novos critérios para alocação dos municípios, e reduz o número de ondas para três, ao invés das quatro que existem atualmente. Ainda não se sabe, entretanto, em que onda a cidade de Governador Valadares será classificada.

Comentário do usuário
Você pode gostar