A importância de cuidar da saúde mental: 10 dicas

deboices 25/07/2020 Relatar Quero comentar

Por que as pessoas não falam em saúde mental?

Quando se fala em saúde mental ainda há um tabu enorme, muitas pessoas tem preconceitos sobre o assunto, alguns pensam que a questão da saúde mental é para “doido ou maluco”, e dizem: “não preciso disso”, é “frescura”, é “desperdício de tempo” e até mesmo existem pessoas que tem medo de falar sobre suas emoções e sentimentos, acham vergonhoso, ou aquelas que acham que saúde mental é um luxo, e somente os ricos podem desfrutar dela.

Mas, não se engane, não se deixe levar por essas ideias pré-concebidas e desenvolvidas de forma errônea a respeito do tema! Saúde mental é um fato.  Assim como o nosso corpo físico adoece, nossa mente também pode adoecer.

O adoecimento mental existe. Adoecer mentalmente não é de forma alguma um sinal de fraqueza, que você não é bom ou que é inferior aos outros, pelo contrário demonstra que você foi forte, aguentou em quanto pode, mas que agora precisa de ajuda. Saúde mental é assunto para todas as pessoas sim.

Como desenvolver hábitos para manter a saúde mental?

Diante de todos os bombardeios e sobrecargas a que somos expostos dia após dia nos diversos contextos em que vivemos como manter a saúde mental?

A reposta pode ser simples ou talvez necessite de ajuda profissional para desenvolver melhores estratégias para manutenção da saúde mental.

No entanto, algumas dicas são importantes para que você possa começar a ter uma vida mais saudáveis e isso inclui:

Praticar o Autocuidado, Aceitar-se como você é e viver a sua própria vida.  Não queira ser como outra pessoa, seja você mesmo, goste de quem você é.  Mantenha-se ativo diariamente – faça atividades físicas, estude, se empenhe em uma atividade.  Adquira novas habilidades, exercite seu cérebro: que tal tentar um novo hábito, melhorar um comportamento, aprender a tocar um instrumento, fazer um tipo de artesanato. Mantenha o equilíbrio entre as responsabilidades e atividades de lazer. Reserve um tempo para ter contato com sua família com seus amigos: converse, sorria, abrace Relaxe, sempre separe um tempinho para fazer algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um bom livro, futebol, tocar um instrumento, ou outra atividade que lhe proporcione prazer Preze sempre por uma boa noite de sono, para recarregar as energias. . Mantenha cuidados básicos com um estilo de vida saudável. Procure alimentar-se corretamente (nessa correria do mundo e a busca pelo corpo perfeito as pessoas estão deixando de ingerir alimentos que são essenciais para a saúde) cuidado com isso. Busque ajuda sempre que sentir que não está bem, você não precisa sofrer sozinho, conte com a sua rede de apoio.

Essas são pequenas decisões que poderão fazer muita diferença em sua forma de pensar e agir, podem ser a saída para uma mente saudável.

Reflita: Como está sua saúde mental? 

Não hesite em buscar ajuda para manter e/ou melhorar sua saúde mental.  

Lembre-se assim como seu corpo precisa de ajuda para estar saudável, sua mente também precisa. 

Se você cuida de sua mente, de suas emoções, de sua psique, está cuidado de sua vida!

Comentário do usuário