Esquecer álcool no carro, tem grande risco de combustão, alerta bombeiro

Yasmim 20/08/2020 Relatar Quero comentar

O álcool é amplamente usado em todos os tipos de produtos com exposição direta à pele humana (por exemplo, em alguns medicamentos e até mesmo como desinfetantes para as mãos em ambientes ocupacionais, cosméticos como spray para cabelo ou enxaguatório bucal, preparações farmacêuticas e muitos produtos de uso domésticos).

Após se fazer a aplicação regular de etanol na pele (por exemplo, na forma de desinfetantes para as mãos), podem ocorrer concentrações sanguíneas relativamente baixas, mas mensuráveis, de etanol e seu metabolito acetaldeído, no entanto, abaixo dos níveis tóxicos agudos. E podemos dizer que somente em crianças, especialmente através da pele lacerada, pode ocorrer toxicidade percutânea.

Muitos viés da indústria em muitos estudos sobre a segurança de aplicações tópicas de etanol, além de uma falta geral de pesquisas científicas sobre os efeitos a longo prazo, é necessário um estudo independente sobre esse tópico.

E sempre o foco da pesquisa deve ser o dos efeitos tóxicos crônicos do etanol e do acetaldeído no ponto de impacto, com atenção especial a crianças e indivíduos com deficiências genéticas no metabolismo do etanol.

Alguns estudos epidemiológicos sobre a ligação entre uso de enxaguatório bucal e risco de câncer bucal foram recentemente revisados ​​por La Vecchia. E dentre os 10 estudos de caso-controle publicados nas últimas três décadas, três deles relataram riscos relativos acima da unidade e sete nenhuma associação consistente.

E podemos falar ainda que em muitos casos, os desenhos do estudo foram falhos, pois não diferenciavam os enxaguatórios bucais que contêm e os que não contêm álcool.

Podemos te dar exemplo que é o estudo de caso-controle multicêntrico de Guha et al que indicaram o uso diário de enxaguatório bucal como causa de câncer de cabeça, pescoço e esôfago, no entanto, mas podemos falar que a associação permanece duvidosa porque o teor alcoólico e a duração do uso não foram registrados.

Orientação do uso no carro de álcool

Procuramos a orientação do sargento do corpo de bombeiros da cidade de Taquaritinga(SP), Ricardo Belutto, segundo ele, a principal fonte de limpeza das mãos tem que ser a água e sabão como meio de limpeza, ainda perguntamos, mas como fazer a limpeza quando vamos a rua, no supermercado, médico, etc… Já que no caso se deve carregá-lo consigo quando estiver em seu veiculo.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário