Os efeitos negativos gerados por sentimentos bastante comuns na rotina da maioria das pessoas podem impactar diretamente esse conceito de saúde mental. Entre eles, podemos citar excesso de trabalho, ansiedade e até aquela tristeza que bate sem motivo aparente.
1. Seja realista
Para qualquer coisa que você queira ou precise realizar, é preciso adequar as expectativas geradas na idealização dessa atividade com a realidade do que se desenrolou ao longo do processo. É preciso levar em consideração as possibilidades que você teve para alcançar as metas e objetivos pretendidos para evitar frustrações. Nunca exija mais do que realmente pode fazer!
2. Esteja próximo a pessoas queridas
Pode parecer um conselho óbvio, mas é fundamental escolher estar ao lado de pessoas que nos amam, que fazem o bem, que se importam com a gente. O suporte familiar e dos amigos é um fator de proteção contra o sofrimento.
3. Evite o uso de álcool e outras drogas
4. Seja sociável
Mantenha contato direto (e presencial – detalhe importante) com pessoas. A interação social é um fator de proteção quando se fala em saúde mental. Então, vale sair com os amigos, ir para a casa de familiares ou procurar atividades em grupo com os mesmos interesses e gostos que você.
5. Cuide do corpo
Invista em refeições ricas em alimentos in natura e não se exceda no consumo de doces, gorduras e sal. Praticar atividade física pelo menos três vezes por semana ajuda todo o corpo – inclusive o cérebro. E está comprovado cientificamente que aliar uma alimentação balanceada aos exercícios é uma medida que ajuda a combater transtornos mentais e ajuda até a memória! Então, invista!