Renê ( Dalton Vigh) vai tomar uma decisão surpreendente em “Fina estampa’’: ele voltará a morar com Tereza Cristina (Christiane Torloni). A decisão tem a ver com os filhos Patrícia ( Adriana Birolli) e Renê Junior ( David Lucas). Ao saberem o segredo da mãe — de que ela seria filha da empregada de seus pais adotivos, que morreu louca —, os dois ficam abalados. Para dar suporte aos herdeiros, o chef se muda para a casa da ex.
A essa altura, Renê estará separado de Griselda (Lilia Cabral), mas ele resolve informá-la de sua decisão. Pereirão sente o golpe, mas dá força para que ele ampare os filhos.
O chef comunica sua volta a Tereza Cristina e esclarece que fez isso pelos herdeiros. A perua começa a discutir, mas Renê corta. Ela, então, reconhece o gesto dele: “Voltar para essa casa foi um belo gesto da sua parte”.
Depois do escândalo sobre o segredo de Tereza Cristina (Christiane Torloni), Patrícia (Adriana Birolli) vai à casa de Griselda (Lilia Cabral). A portuguesa fica lisonjeada com a visita, até que Antenor (Caio Castro) aparece e interrompe a conversa. “E vai ficar mais feliz ainda quando souber que ela voltou para mim”, ele afirma.
Patrícia provoca Antenor ao dizer que é neta de uma empregada
Griselda pergunta a Patrícia se isso é verdade, e a universitária admite ter se declarado ao ex. Mas, para surpresa de Antenor, a moça ressalta que eles ainda não se acertaram, afinal, ela é neta de uma empregada doméstica. “Eu não sei se, depois de pensar melhor sobre isso, o famoso cirurgião plástico Dr. José Antenor da Silva Pereira ainda vai me querer como esposa”, ela provoca, antes de ir embora.
Refletindo sobre o que a ex-namorada disse, Antenor pergunta para Griselda: “Você acha mesmo que essa história da mãe da Patrícia pode me prejudicar no futuro se eu casar com ela?”. Indignada, a portuguesa dá um puxão de orelha no filho. “Você tinha vergonha de mim, porque eu era pobre e trabalhadora... E agora vai ter vergonha da Patrícia porque ela é neta da empregada? Pense bem na pessoa que você quer ser, José Antenor da Silva Pereira... Para não se arrepender depois, quando já for muito tarde”, ela aconselha.