No Dia Mundial da Yoga, veja técnicas de respiração para reduzir a ansiedade

Amélia 22/06/2020 Relatar Quero comentar

Após três meses de isolamento social, que atire a primeira pedra a mulher que não sofreu com algum nível de ansiedade. Como os exercícios físicos tem sido aliados da saúde mental durante o isolamento, Universa aproveita que hoje é Dia Internacional da Yoga, para indicar como as mulheres podem se beneficiar da prática —seja em posições dignas de um post bombado no Instagram, seja com exercícios simples de respiração.

As especialistas indicam dois exercícios simples, que você pode fazer como complementares à própria prática: uma técnica de respiração e uma massagem facial.

Carol Magno, instrutora de yoga da plataforma Mude, explica que, para quem tem sofrido de ansiedade, há uma técnica de respiração que funciona muito bem para acalmar a mente. O nome pode parecer complicado: Nadi Shodhana Pranayama, que consiste na respiração de narinas alternadas, mas o resultado recompensa.

Com a mão sobre o rosto, bloqueie a narina direita com o polegar direito e inale pela esquerda. Em seguida, exale pela esquerda, bloqueie a narina esquerda com o dedo anelar direito e faça o processo com a outra narina. Repita o ciclo por ao menos cinco vezes, respirando no seu ritmo, de preferência com os olhos fechados.

"É simples e eficaz e acalma imediatamente. É até considerada antidepressiva, pois limpa os canais bloqueados do corpo e libera a tensão acumulada, ou seja, ótima para a quarentena e para o horário noturno", recomenda Carol. A respiração pode ser feita em qualquer lugar e momento do dia para relaxar. "Quando sentir nervosismo, pare e respire com as pontas dos dedos indicador e anelar, alternando a inalação e exalação de cada narina", indica Carol.

Carol explica que a prática de yoga de modalidades mais pesadas deve ser evitada à noite, pois, como a insônia tem sido uma reclamação frequente na quarentena, o exercício pesado pode acelerar demais o corpo. "Pode haver mais dificuldade para dormir, pois o corpo demora para acalmar. Portanto, indico exercícios com alongamento para relaxar os músculos e as articulações a partir das 18h", diz a instrutora.

Mas ele é muito bem-vindo em outros momentos dia, em que movimentos vigorosos podem facilitar a perda de peso, aumentar a flexibilidade e proporcionar bem-estar.

Comentário do usuário