Alcaçuz. Auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, bronquites e tosses catarrais, rouquidão, feridas e furúnculos. Bochecho para inflamações bucais com infuso.

Planeta Diário 06/07/2020 20:10 Relatar

A parte mais usada do alcaçuz é a sua raiz adocicada, rica em glicirrizina, usada na fabricação de xaropes para as confeitarias. Possui várias propriedades medicinais, inclusive a de produzir adrenalina.

Descrição - Planta da família das Papilionáceas. Arbusto perene de 1 a 2m de altura, com uma raiz principal forte que pode chegar até 25cm de comprimento, que se subdivide em até 5 raízes subsidiárias, de até 1,25m e vários rizomas.

Há vários estolhos laterais lenhosos que podem crescer a até 8m e há brotação todo ano.

Folhas compostas, imparipenadas, de 4 a 7 pares de folíolos oblongos ou elípticos, obtusos.

Flores de  róseo-arroxeadas, em cachos axilares de 10 da 15cm de comprimento. Cálice curto, bem formado e glandular e a borda do cálice é maior que o tubo com pétalas estreitas e não fundidas na borda.

O fruto é uma vagem alongada, contendo de 3 a 5 sementes marrons reniformes.

Tonificante e anti-inflamatória, esta erva muito versátil usa-se para tratar todo o tipo de problemas de saúde.

Adicionado regularmente aos remédios naturais, o alcaçuz actua sobre as glândulas supra-renais e parece reforçar a acção e melhorar o sabor das ervas com as quais é combinado.

Partes Utilizadas : raízes e caules.

Indicações : Auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, bronquites e tosses catarrais, rouquidão, feridas e furúnculos. Bochecho para inflamações bucais com infuso.

Compressas de infusão da raiz acalmam conjuntivite aguda.

A ação calmante e cicatrizante do alcaçuz sobre todo o aparelho gastrointestinal torna-o aplicável em qualquer situação em que a parede do intestino ou do estômago esteja inflamada ou ulcerada.

A tisana de alcaçuz tomada à noite pode aliviar o refluxo gastro-esofágico.

A ação anti-inflamatória do alcaçuz ajuda a aliviar rigidez, calor e dor nos músculos e articulações.

Agindo de modo não muito diferente dos esteróides convencionais, ajuda a diminuir a inflamação crônica, aliviando o desconforto cm problemas como artrite reumatóide e polimialgia reumática.

Sozinho ou combinado com outras ervas, o alcaçuz em tisana dá um colutório ou gargarejo de sabor agradável, eficaz para língua dorida, aftas na boca e na garganta e laringite.

Engolida, a tisana acalma irritações e inflamações das vias aéreas, tais como a infecção brônquica, ajudando a aliviar a tosse e a estimular a eliminação do muco.

Parte do conteúdo do artigo é proveniente da Internet. Se seus direitos de privacidade forem violados, o site será processado o mais rápido possível. Relatar
Artigos recomendados

©2020 ouugame.com. All Rights Reserved. Sobre nós Política e segurança Termos Privacidade Direitos autorais

Isenção de responsabilidade:Este site opera enviando artigos em tempo real e não assume nenhuma responsabilidade legal pela autenticidade, integridade e posição de todos os artigos. O conteúdo de todos os artigos representa apenas as opiniões pessoais do autor e não é a posição deste Site. Os usuários devem julgar a autenticidade do conteúdo. O autor possui os direitos autorais do artigo publicado neste site. Como este site é restrito pelo modo de operação "publicação em tempo real", não podemos monitorar completamente todos os artigos. Se os leitores encontrarem problemas, entre em contato conosco. Este site tem o direito de excluir qualquer conteúdo e recusar qualquer pessoa a publicar artigos neste site e também o direito de não excluir o artigo.Não escreva palavrões, calúnia, violência pornográfica ou ataques pessoais, seja disciplinado. Este site reserva todos os direitos legais.
TOP
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.