Como aumentar sua autoestima e seu amor próprio?

deboices 25/07/2020 Relatar Quero comentar

Sem amor-próprio é impossível ser plenamente feliz. Afinal, seja para aproveitar plenamente os bons momentos ou para vivenciar mais positivamente as decepções, dores, e tantas situações desagradáveis que se mostram inevitáveis em nossa vida, precisamos estar minimamente de bem com nós mesmos.

AMPLIANDO O CONCEITO DE AMOR PRÓPRIO

A seguir, pontuarei algumas observações que nos ajudarão a ampliar nossa concepção e o cuidado com o amor-próprio.

Elas estão separadas em níveis físico, emocional, mental e espiritual apenas para ajudar a nossa compreensão, pois todos eles se tornam um só dentro de nós. Por isso, alguns itens poderiam ser citados em todos os níveis.

NÍVEL FÍSICO

Como você cuida da Alimentação? É importante observar a qualidade e quantidade, procurando perceber o que é de fato saudável para você.

Não busque somente informações externas sobre o que é certo e errado quanto à alimentação. Desenvolva sua própria percepção do que é saudável para si.

O ideal é desenvolver uma relação com os alimentos não apenas engolindo a comida, mas aprendendo realmente a valorizá-la e saboreá-la, por tudo que ela representa.

Como você cuida de sua beleza e estética? Você procura ter cuidado e carinho com seus cabelos, pele, roupas, etc? Você procura se exercitar? Lembre-se, não é preciso uma academia para movimentar-se! Como você cuida do ambiente de sua casa trabalho? Demonstra cuidado e zelo com a beleza, conforto, praticidade e integridade da decoração e utensílios?

Saber dar valor e ter uma relação de cuidado e carinho com sua casa também é um cuidado consigo mesmo, pois ela acaba representando uma extensão de si mesmo. Procure deixá-la acolhedora e agradável para você.

Como está seu sono? A qualidade e quantidade do sono estão insuficientes? Perceba que o sono afeta e ao mesmo tempo é afetado por outros fatores.

Quando não temos um sono reparador, tudo parece ficar mais pesado e difícil. A falta dele afeta de maneira mais imediata, ou em médio e longo prazo, a nossa saúde.

Qual a qualidade de meus hábitos e estilo de vida? Seu estilo de vida favorece os itens anteriores? Como poderia promover pequenas mudanças aos poucos que lhe permitam melhorar cada vez mais?

NÍVEL MENTAL

Observe seus Pensamentos e a maneira como trata a si mesmo. Você se trata como seu melhor amigo(a), procurando se motivar, acolher, estimular, aceitar? A maneira como o mundo lá fora funciona por vezes nos traz muitas cobranças e julgamentos. Você acaba também se julgando e se cobrando? A maneira como você pensa e concebe o mundo e a vida lhe ajuda a promover harmonia, leveza, motivação, alegria? Perceba se certas crenças sobre a vida e aspectos específicos da vida não estão lhe atrapalhando.

Para aprofundar este trabalho, é importante buscar também quais crenças negativas inconscientes você pode ter desenvolvido ao longo da vida.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário