Convidado para debater ‘fake news Felipe Neto já foi condenado por espalhar ‘fake news’

Condessa 02/08/2020 Relatar Quero comentar

Convidado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para debater a análise do projeto sobre fake news, o youtuber Felipe Neto, recentemente foi condenado por espalhar conteúdo classificado como boato, notícia falsa. A informação é da revista Oeste.

Em junho, Felipe Neto teve decisão desfavorável na Justiça de Brasília. A juíza de Direito Giselle Rocha Raposo, do 3º Juizado Especial, condenou o youtuber a indenizar em R$ 8 mil o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva.

Na decisão da magistrada, o youtuber foi além de emitir mera opinião a respeito do trabalho — e da vida pessoal — de Silva na época em que ele foi nomeado por Bolsonaro para comandar a Funai, em 2019. Na ocasião, Felipe Neto usou o Twitter para fazer as seguintes acusações contra Silva, conforme lembraram as autoridades:

“Bolsonaro anunciou o novo presidente da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) O sujeito já ajudou invasores de terras indígenas, foi reprovado em prova da PF por problemas psicológicos e AGREDIU O PAI IDOSO COM UM MURRO NA CARA”;

“Jair Bolsonaro odeia os indígenas e nunca escondeu isso, mas colocar um sujeito com problemas mentais e que JÁ AJUDOU INVASORES DE TERRAS INDÍGENAS pra ser presidente da FUNAI vai além de todos os limites da perversidade humana. O cara é podre por dentro”.

“O requerido [Felipe], ao tecer seus comentários sobre o autor [Silva], não trouxe qualquer ressalva ou menção que os fatos ali citados estavam sob investigação, expondo partes de reportagens avulsas e descontextualizadas acerca das investigações dos supostos ilícitos cometidos pelo autor ultrapassando, assim, os limites do exercício da liberdade de expressão”.

Ontem, Maia fez um convite para o influenciador para participar de uma reunião na próxima semana, na qual será discutido o projeto de lei (PL) das fake news. O PL 2630/2020, que visa combater a disseminação de notícias falsas.

“Felipe Neto, a covardia é a virtude dos fracos. Esses ataques só reforçam o caráter daqueles que são incapazes de vencer um debate com argumentos e com respeito. Por tudo que você tem sofrido nesses dias, nós vamos acelerar o projeto de combate às fake news”, disse Rodrigo Maia.

Comentário do usuário