Mais uma notícia assustadora começou a circular nos veículos de imprensa, de acordo com o portal de notícias do jornal ‘Extra’, a Organização Mundial da Saúde – OMG – um novo vírus com potencial pandêmico foi detectado no Brasil.
Segundo a OMS o vírus foi detectado pela Fiocruz, um caso humano de infecção respiratória causada por uma nova cepa do vírus influenza A H1N2.
Neste caso de porcos para seres humanos e é considerada pela Organização Mundial da Saúde este novo vírus está entre aqueles com grande potencial de contágio e representa risco sanitário.
O caso no Brasil aconteceu no Paraná, uma mulher de 22 anos, foi infectada pela influenza A (H1N2)v, felizmente ela já está recuperada, mas como este é um vírus respiratório monitorado pela OMS, a organização foi notificada,
O monitoramento é feito com bastante rigidez porque caso o vírus sofra alguma mutação ele pode ser transmitido de pessoa para pessoa, felizmente ainda não há evidências neste sentindo.
Desde de 2005, em todo o mundo já foram detectados 26 casos de influenza A (H1N2)v e todos foram reportados a Organização Mundial da Saúde, e o mais recente foi o detectado nesta sexta-feira (10), pela Fiocruz.
Professor de virologia da USP em Ribeirão Preto, Eurico Arruda explica que esse é mais um caso de vírus pulando diretamente de animais para o ser humano, como aconteceu com o Sars-Cov-2, que levou a pandemia da Covid-19 e defende o monitoramento desses patógenos: