O coronavírus pode se tornar uma doença sazonal? Sim, veja por que

Mania de Notícia 09/06/2020 Relatar Quero comentar

Especialistas acreditam que a Covid-19 pode não desaparecer e voltar todos os anos, principalmente em períodos de baixa umidade do ar

Uma das perguntas mais frequentes sobre a pandemia do novo coronavírus é quando ela vai acabar. Quando estaremos, finalmente,  que já matou mais de 400 mil pessoas e confinou bilhões ao redor do mundo? Porém, a resposta não é simples e pode desagradar: é possível que, como o vírus HIV, ou o influenza, o Sars-CoV-2 nunca desapareça completamente e volte a contaminar todos os anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já indicou que a Covid-19 pode se tornar endêmica em alguns lugares, ou seja, sempre estará presente. No Brasil, um bom exemplo de doença endêmica é a dengue: a contaminação acontece todos os anos.

“É importante colocar isso na mesa. Esse vírus pode se tornar mais um vírus endêmico em nossa comunidade e nunca desaparecer. O HIV nunca desapareceu. Encontramos as terapias e as pessoas não têm mais o mesmo medo”, disse Mike Ryan, diretor de operações da entidade, em entrevista coletiva durante o mês de maio. “Apesar do Sars-CoV-2 ter potencial para se tornar um vírus endêmico, isso não significa que seja incontrolável.”

Comentário do usuário